P. Fontes da Costa e A. Cardoso (eds.), Percursos na História do Livro Médico, 1450-1800/ Trajectories on the History of the Medical Book, 1450-1800 (Lisboa: Colibri, 2011).
Essays by P. Fontes da Costa, Vivian Nutton, Guido Giglioni, Teresa Nobre Carvalho, Inês de Ornellas e Castro, Rui B. Romão, Hervé Baudry, Rina Knoeff, Adelino Cardoso, Hélio Pinto, Bruno Barreiros, António Caneras Panchón, Manuel Silvério Marques and António Brás de Oliveira.
Percursos na História do Livro Médico, 1450-1800 intenta relevar o papel central dos livros na história do saber médico do século XV aos finais do século XVIII. A par da especificidade da medicina no período histórico considerado e da relevância de conceitos e conjecturas inovadoras, evidencia-se o papel dos livros, as suas características, histórias e respectivas audiências nos processos de formação, circulação e desenvolvimento do saber e práticas médicas.
Trata-se de uma obra única no panorama editorial português, onde, a par dos textos, se foca a significação das imagens na elaboração e transmissão do saber médico, que visa contribuir para o incremento e renovação da historiografia da medicina em Portugal.